Artigos, Saúde

Dia de Combate a Hipertensão Arterial

Não basta apenas saber se você tem pressão arterial alta, ela já pode estar provocando ações na circulação e no seu corpo. O resultado disso talvez você já saiba: infarto do coração, derrame e insuficiência renal. O mais importante é trabalhar na adaptação do seu corpo, e saber como ele está reagindo. Se não estiver adaptado sempre que houver a hipertensão arterial haverá um resultado ruim. Não adianta tratar o infarto do coração, AVC ou a insuficiência renal tardiamente e tão pouco o que provoca isto, a hipertensão arterial apenas com medicação antihipertensiva. E sim, entender e controlar a adaptação a este fenômeno. A adaptação pode ser do ponto de vista nutricional e metabólico – com redução de peso e da inflamação; pode ser psíquico – com controle das emoções e estresse; e às vezes até endócrino – com controle de doenças específicas e muitos outros meios. A Termografia Médica permite avaliar a resposta adaptativa da circulação por meio de um teste chamado Braquial Test, no qual é comprimida a artéria radial por alguns minutos e observa-se a resposta de reenchimento pelo aquecimento das mãos após descomprimir o esfigmomanômetro do aparelho de medir pressão. Surpreendentemente a resposta normal é quando esta temperatura fica maior do que estava antes da compressão!! Isto mesmo, a temperatura sobe além do basal pois é uma resposta adaptativa a falta de circulação. Este fenômeno normal é provocado pela liberação do Óxido Nítrico, um vasodilatador produzido pelo corpo que é muitas vezes escasso nas pessoas que sofrem de hipertensão arterial e aterosclerose (entupimento das artérias). Quando esta temperatura não atinge nem a temperatura que estava no início do teste, dizemos que a pessoa não tem uma resposta adaptativa e corre risco cardiovascular. Portanto, mensurando esta resposta por meio da Termografia Braquial é possível documentar o risco de infarto do miocárdio, AVC ou insuficiência renal nas pessoas hipertensas, e até mesmo em quem ainda não tem hipertensão arterial.

Marque hoje uma consulta e veja se seu sistema cardiovascular está adaptado. Este é um mal silencioso e que precisa da sua atenção. A melhor maneira de descobrir é fazendo a Termografia Braquial e para saber se é hipertenso deve aferir a pressão com regularidade de, no mínimo, uma vez por ano e claro, fazer visitas regulares ao seu médico. Afinal, quem se cuida vive mais.

 

AVISO IMPORTANTE:
O conteúdo deste site é de caráter educativo e não deve ser considerado consulta médica, provável diagnóstico ou tratamento recomendado. Todas as imagens com pacientes e terceiros têm sua autorização escrita.
Site educativo do Dr. Marcos Brioschi, médico. Medicina diagnóstica, termografia médica para diagnóstico da dor, prevenção de lesões esportiva e no trabalho, atividade metabólica, risco cardiovascular, avaliação da mama

© 2007-2017 Canal InfraRedMed – Dr. Marcos Brioschi. Todos os direitos reservados.

Related Post