Sem categoria

A Evolução da Telemedicina | Laudo à distância

24_Nov

No início dos anos 90, o uso de novas tecnologias comunicativas foi significativo na Medicina. É o caso da Telemedicina, que, segundo a Declaração sobre Responsabilidade e Normas Éticas na Utilização da Telemedicina, trata-se do “ exercício da medicina a distância, cujas intervenções, diagnósticos, decisões de tratamentos e recomendações estão baseadas em dados, documentos e outra informação transmitida através de sistemas de telecomunicação”. Atualmente, a aplicação da telemedicina se estende a diversas especialidades médicas como cardiologia, dermatologia, oftalmologia, patologia, entre outras.

O objetivo dessa categoria é permitir o diagnóstico à distância e melhorar a interpretação de exames e facilitar a mobilidade do paciente a uma possível consulta secundária ou até mesmo para aqueles pacientes que não têm acesso a médicos especialistas em determinados tipos de exames. Para que esse procedimento seja realizado, o médico faz o download das imagens, as interpreta e reconstrói para posteriormente fazer o laudo. Além disso, o laudo a distância agiliza o procedimento a ser tomado segundo a decisão do médico.
Após muitos estudos e avaliações, comprovou-se a efetividade clínica e aceitação dessa nova prática no diagnóstico por imagem. Segundo alguns dados da Sociedade Europeia de Radiologia (ESR) cerca de 65% dos entrevistados utilizam a telerradiologia, entre eles 53% utilizam em instituições, 32% usam em casa e 15% em outros lugares. Generalizando, cerca de 80% dos entrevistados apresentaram opiniões positivas sobre a telerradiologia.

Laudos a distância InfraRedMed

Através de um sistema seguro e de alta tecnologia, todos os laudos atendidos pelo grupo de especialistas InfraRedMed tem o selo de qualidade junto à imagens impressas, em contrapartida também é possível verificar o laudo no nosso próprio site. Todos as clínicas credenciadas trabalham com a qualidade diagnóstica padrão da InfraRedMed.
Atualmente a capacitação para a interpretação médica dos exames de termografia é realizada com um treinamento de, no mínimo, 2 anos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

AVISO IMPORTANTE:
O conteúdo deste site é de caráter educativo e não deve ser considerado consulta médica, provável diagnóstico ou tratamento recomendado. Todas as imagens com pacientes e terceiros têm sua autorização escrita.
Site educativo do Dr. Marcos Brioschi, médico, medicina diagnóstica. Termografia para diagnóstico da dor, risco de lesão esportiva, atividade metabólica, risco cardiovascular, avaliação metabólica da mama

© 2007-2017 Canal InfraRedMed – Dr. Marcos Brioschi. Todos os direitos reservados.