O método diagnóstico mais avançado para identificar a origem da sua dor.
Originalmente desenvolvida para uso militar no Guerra do Golfo, esta técnica já existe há mais de 30 anos. Hoje, graças aos avanços tecnológicos esta técnica baseia-se em um novo conceito de avaliação por imagem, empregando os mais modernos sensores infravermelhos e diagnósticos, muito mais acessíveis.
Também conhecida como termografia infravermelha e termometria cutânea, o procedimento é feito por meio de filmagens que registram a atividade metabólica, microcirculação e a função vasomotora cutânea em imagens térmicas 3D de alta resolução, e em tempo real.
Além de não ter contraindicações, pode ser feita de corpo total sem nenhum risco ao paciente e com muito mais informação diagnóstica.
Além de ser um exame totalmente seguro, pode ser feito por qualquer pessoa. Crianças, idosos e até gestantes podem realizar o exame sem nenhum risco à saúde.
A Termografia Médica é um método inovador, não invasivo, que não possui radiação e nem contraste.
O exame é feito por meio de filmagens com câmeras termográficas, evitando qualquer tipo de contato físico com o paciente.
A Termografia Médica é feita por meio de imagens térmicas, por isso não dói e leva apenas alguns minutos.
É um exame totalmente seguro feito por meio de imagens térmicas que permite diagnósticos mais rápidos e precisos, identificando precocemente doenças e lesões, além de contribuir no monitoramento de resultados durante os tratamentos de recuperação.
A Termografia é um método de diagnóstico que serve para sensibilizar a avaliação do médico no diagnóstico da dor, avaliação vascular e alterações do tecido nervoso de forma mais rápida e assertiva.
A Termografia Médica pode ser útil no diagnóstico de doenças como: pé diabético, úlceras, feridas, isquemia, infecções, cicatrização, traumas, neuropatias, ciatalgias, lesões do esporte e do trabalho, artrites, lombalgias, tendinopatias, fibromialgia, dor miofascial e muito mais.
No dia do exame, é necessário seguir algumas recomendações para que os resultados sejam efetivos. Entre eles estão: não fazer massagens ou terapias que aqueçam ou esfriem o corpo, evitar banhos muito quentes, não usar cremes, pós ou pomadas em excesso e não usar sutiã ou roupas apertadas.
A Termografia é um exame totalmente seguro e não oferece nenhum risco para os pacientes. Isso porque é um método sem radiação, sem contraste e sem contato físico, podendo ser feito por qualquer pessoa, incluindo crianças, idosos e gestantes.
O exame é feito por meio de uma filmagem e não dura mais do que 30 minutos. Funciona assim: o paciente se posiciona em frente a uma câmera termográfica, o médico registra essas imagens e avalia pelo calor.
O exame leva em torno de 20 a 30 minutos, no máximo.
A repetição do exame vai depender muito do problema do paciente e do médico que o acompanha. Pode ser feita no início e no fim do tratamento, ou em eventuais dúvidas para modificação do método.
Não. A Termografia Médica vem para complementar um espaço que outros exames não conseguem atingir.
Não. Trata-se de um exame complementar, assim como a ultrassonografia e ressonância magnética de mamas. Sendo assim, não detecta câncer de mama e sim risco da doença. A Termografia serve também para dar apoio ao esclarecimento e confirmação diagnóstica, além de gerir e acompanhar o paciente corretamente.
Por se tratar de um exame não-invasivo, pode ser feito a partir dos vinte anos de idade, a cada três anos. Em seguida, a partir dos trinta, anualmente.
O valor da Termografia Médica é compatível com uma Tomografia ou até uma Ressonância, dependendo do lugar que o paciente vai fazer.
O diagnóstico da Fibromialgia é eminentemente clínico. A Termografia Médica serve como auxílio na documentação diagnóstica e acompanhamento da doença.
Por meio dela, os diagnósticos ficam mais rápidos e precisos, permitindo identificar precocemente lesões ou inflamações após treinos e jogos, além de monitorar a evolução dos resultados durante tratamentos de recuperação.