Deixe o seu comentário!
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS http://www.who.org), Telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico e falta de especialistas; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações.
A maior parte das especialidades médicas já utiliza tecnologia da informação e comunicação para o desenvolvimento da prática médica a distância. O contínuo desenvolvimento da tecnologia de telecomunicações vem afetando os profissionais de saúde, abrindo novas possibilidades para a colaboração a serviços prestados em regiões muito distantes. Dentre os usos de telemedicina mais conhecidos estão a videoconferência médica, os trabalhos colaborativos e o estudo de casos na área de pesquisa; a educação a distância, a educação continuada, a especialização, o aperfeiçoamento e a atualização na área de capacitação profissional; e a segunda opinião, a consulta on-line e o telediagnóstico por imagem na área de atendimento.
No Brasil, as ações em Telemedicina vêm sendo realizadas desde a década de 90, porém de forma tímida. Um país com dimensões continentais, no entanto, tem muito a ganhar com a formação e a consolidação de redes colaborativas integradas de assistência médica a distância. Benefícios como a redução dos custos com transportes e comunicações e a possibilidade de levar a medicina especializada a regiões remotas do país fazem enorme diferença.
Resolução CFM n°.1.643/2002 Art. 1°: Definir a Telemedicina como o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audio-visual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde.
SERVIÇO DE TERMOGRAFIA INTEGRADA POR TELEMEDICINA
A Infraredmed por meio da telemedicina auxilia unidades de saúde que necessitam disponibilizar exames de termografia na sua cidade com uma equipe de profissionais médicos especializados no apoio diagnóstico de pacientes com dor e outras enfermidades, e com a mesma qualidade realizada nos grandes centros. Cada vez mais, instituições de saúde tem recorrido a um aliado precioso para garantir o atendimento de qualidade de seus pacientes com dor: a teletermografia por infravermelho. Com a parceria da Infraredmed, unidades de saúde conseguem com agilidade e segurança o apoio na análise de exames durante 24 horas, tendo renomada equipe de termologistas à disposição durante todos os dias do ano.
Assim como aconteceu no Brasil, onde a Infraredmed agilizou e encurtou a distância entre a termografia de alta definição de grandes centros de dor com unidades de saúde de todo o país, as soluções oferecidas pela empresa vêm conquistando o mundo. Mais recentemente, a Infraredmed acabou de abrir mais duas filiais internacionais, depois de Portugal, agora também na Holanda e Polônia. Estas novas unidades serão pioneiras nas suas regiões, trazendo uma série de benefícios por meio de uma estrutura toda pronta para iniciar com laudos de qualidade e imprescindíveis para apoio, tomada de decisão e conduta terapêutica. A expansão mostra a importância da teletermografia integrada e seu amadurecimento cada vez maior pela comunidade médica.
AVISO IMPORTANTE:
O conteúdo deste site é de caráter educativo e não deve ser considerado consulta médica, provável diagnóstico ou tratamento recomendado. Todas as imagens com pacientes e terceiros têm sua autorização escrita.
Site educativo do Dr. Marcos Brioschi, médico, medicina diagnóstica. Termografia para diagnóstico da dor, risco de lesão esportiva, atividade metabólica, risco cardiovascular, avaliação metabólica da mama
© 2007-2017 Canal InfraRedMed – Dr. Marcos Brioschi. Todos os direitos reservados.